quarta-feira, 23 de abril de 2014

Gastrostomia: A minha Princesa hoje está com umas dores na zona onde tem o botão de alimentação,pode ser do facto de eu ao jantar ter conseguido dar os 200
ml de sopa e ainda 70ml de fruta,já foi muito bom e fiquei muito feliz de ela ter aguentado a quantidade ingerida. Geralmente só aguenta a sopa e passado umas horas é que lhe dou o resto,faço tipo de duas em duas horas para não a deixar descompensada e a glicémia não baixar,ela aguenta muito pouco a alimentação ao ponto de ter refluxo e quando por vezes é dada pla boca ou tem refluxo ou ela mesmo provoca o vómito é muito complicado nesses dias.
Para mim e para ela também,embora seja um desconforto porque é algo estranho ao corpo,foi um descanso já não há aquela tensão de stress que tanto fazia mal a ela e a mim mas,o meu coração chora cada vez que lhe tenho de dar a refeição e não é fácil embora nada de complicado...a tal mistura de sentimentos!!
Antes de lhe dar tenho preparar tudo e isso tudo é,as compressas para a limpeza da zona do botão,soro fisiológico,recipientes para pôr as compressas sujas o soro e água para a lavagem do tubo,a sopa e fruta e isto claro com todos os cuidados de higiéne para não apanhar nenhuma infenção. De seguida preparo a Princesa e vou mais uma vez lavar e desinfectar as mãos e agora tudo pronto para começar. Ao dar-lhe a sopa faço sempre de forma lenta só para não cair muito rápido no estômago e foi assim que aprendi...antes ponho sempre 10ml de água e no fim também!!
O meu maior receio e acontece é quando o tubo bloqueia,fico meio apavorada mas,respiro fundo e siga para a frente e lá consigo dar a volta a situação,claro que depois até fico orgulhosa de mim própria porque não é fácil lidar com isto embora,vai-se vivendo. Depois de retirado o tubo tenho que o lavar muito bem mais a seringa,eu faço sempre com água fria e uma vez por outra ponho em água quente,não se deve pôr sempre derivado ao material de que é feito quando o tubo começa a ficar com côr ou gordurento por dentro,introduzo um pouco de coca cola ou água das pedras e fica limpo.
A zona do botão limpo sempre antes e depois!!


As sopas da Princesa são feitas de quatro em quatro dias e sempre uma de carne e peixe e claro com os legumes.

São muito bem passadas e não podem ser grossas para poder passar plo tubo e não fazer entupir
.
Depois já com a medida certa são postas em caixinhas e guarda-las.

E cada refeição tenho de pôr sempre a medida do seu suplemento nutricional,para ajuda-la a ganhar peso.

As restantes refeições vou variando,consuante o plano que a médica passou.

A vida nem sempre é como queremos ou sonhamos mas,se levarmos isto com cabeça e calma e acima de tudo pensarmos com amor nada fica "difícil"..!!


Princesa Encantada!!

Sem comentários:

Enviar um comentário